Trigo: geada no Rio Grande do Sul pode prejudicar lavouras em floração


Alerta de geada no Rio Grande do Sul

Em Quaraí, por exemplo, as temperaturas mínimas previstas para esta quarta, 4, são de apenas 3ºC


O destaque do Sul nesta quarta-feira, 4, é o risco de geada em grande parte do Rio Grande do Sul. Em Quaraí, por exemplo, as temperaturas mínimas previstas são de apenas 3ºC. As lavouras de trigo estão em fase de floração, quando costumam ser mais sensíveis ao frio intenso.
“Não descartamos a possibilidade de geadas até mesmo pouco antes da primavera. Existe a previsão de uma onda de frio tardia, lá para o dia 22, com mínimas de apenas 4ºC”, avisa o meteorologista da Somar Celso Oliveira. Só não deve gear no leste gaúcho, região metropolitana de Porto Alegre e extremo norte do estado.
A Marinha alerta para ressaca entre esta quarta e a quinta-feira, de Chuí (RS) a Laguna (SC). Há previsão de rajadas de moderada à forte intensidade na costa.
Ainda chove no leste e norte do Paraná em forma de pancadas isoladas, além de no Vale do Itajaí (SC). A precipitação é fraca e passageira. Todas as outras áreas da região seguem com tempo firme, sol e poucas nuvens.
Na quinta-feira, 5, a chuva ganha força no litoral norte de Santa Catarina e do Paraná devido aos ventos úmidos que passam a sopram contra a costa. Volta a chover à noite no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e faixa sul do Paraná, baixos volumes, mas com possíveis trovoadas. 
O norte paranaense, sudeste catarinense e todo o território gaúcho continuam com tempo firme e ensolarado. As manhãs seguem frias, mas com temperaturas mais elevadas que no dia anterior. Ainda existe possibilidade de geada na Campanha gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário