Empresa chinesa privada compra soja norte-americana

Aquisição vem como uma forma de trégua na Guerra Comercial.

Uma empresa privada chinesa comprou 68 mil toneladas de soja dos Estados Unidos na semana encerrada em 25 de julho, a primeira compra de soja desde que a China ofereceu isenção de cinco das tarifas de importação impostas há mais de um ano, informou a Reuters. A compra também foi a primeira compra de soja pela China desde a venda de 544 mil toneladas a um comprador do governo em junho, segundo a agência de notícias. 
A China e os Estados Unidos travaram uma guerra comercial durante a qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre 200 bilhões de dólares de produtos chineses. Em resposta, a China aumentou os impostos sobre bilhões de dólares de produtos importados dos Estados Unidos. As compras da soja norte-americana pela China estão em uma baixa de 11 anos. 
Negociadores norte-americanos e chineses se reuniram para uma breve rodada de negociações comerciais em 31 de julho e concordaram em se reunir novamente em setembro. Citando uma fonte familiarizada com o assunto, a Reuters informou que um grupo de cinco traders foi informado pelo planejador estatal da China que poderia solicitar isenções das tarifas de 25% em algumas cargas de soja dos EUA que chegam antes do final de dezembro. 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse que a China comprou 66.800 toneladas de soja para entrega em 2018-19, incluindo 62.000 toneladas que foram previamente listadas como destinadas a destinos desconhecidos, disse a Reuters. A China também cancelou compras anteriores, totalizando 72,9 mil toneladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário